CONTINUAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DAS PEÇAS DE XADREZ
- utilização de linguagem de programação lisp
Durante a aula foi continuado o exercício das últimas aulas. Desenho de uma das peças de xadrez de perfil no programa AutoCAD para posterior passagem e modelação da mesma em 3D Studio Max.
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Nesta aula foram utilizados os programas AutoCAD e 3D Studio Max;
No programa AutoCAD: desenho da forma bidimensional - PEÃO
Para iniciar este exercício da aula, criou-se um novo ficheiro acadiso;
_command: RECTANG (enter) 0,0 (enter) 25,50 (enter);
_command: CIRCLE (enter) selecção do ponto médio da aresta superior do rectângulo representado (enter) seguido da informação de ter 10 mm de raio (enter);
_command: LINE (enter) selecção do ponto médio da aresta superior e das arestas laterais (enter);
_command: TRIM (enter) seleccionar partes das arestas que estão a mais, nas intersecções, para formar a forma pretendida (enter);
_command: PEDIT (enter) JOIN (enter) seguido da selecção das polylines criadas (enter).
No programa 3D Studio Max:
~ inicio da exploração do programa; modelação de uma cafeteira (modelo do programa)
Para iniciar este segundo exercício da aula, criou-se um novo ficheiro do programa;
_no menu CREATE, selecção do objecto TEAPOT, clicando no botão direito do rato (de computador) para que apareça a forma do mesmo, variando consoante das vistas mostradas na janela do programa;
_no menu MODIFY, alteração do nome do objecto, seguido da selecção da janela MODIFIER LIST, de onde se selecciona a opção EDIT POLY;
_faz-se a selecção de todos os pontos do objecto; selecção da janela de visualização TOP;
_de volta ao menu MODIFY, selecção do comando TESSELATE, para reprodução das entidades já seleccionadas;
_nova selecção da janela, faz-se o comando SCALE, para variação de escalas;
_faz-se selecção do ícone relativo ao RENDER SETUP, de forma a visualizar o resultado da experiência.
~ inicio da modelação da peça de xadrez executada em AutoCAD e inicio de animação; PEÃO
Para iniciar este exercício, criou-se de raiz um novo ficheiro do programa;
PEÃO
_no ícone relativo ao programa, no canto superior esquerdo, seleccionar a opção IMPORT, seguido da opção LINK AUTOCAD, para fazer o upload do objecto bidimensional criado no referido programa;
_no menu CREATE, no separador SHAPES, seleccionar a opção de criação do CIRCLE, com 12,5 de raio (última opção da selecção da forma) e criar a forma (ter em atenção a selecção da janela TOP ou PERSPECTIVE);
_no menu MODIFY, fazer a alteração das cores das layers;
_de volta ao menu CREATE, no separador anterior, seleccionar a opção LINE, e no último sector da página, KEYBOARD ENTRY colocar X: 0,0 Y: 0,0 Z: 0 (selecionar add point),60 (seleccionar add point), seguido de FINISH;
_ainda no mesmo menu, no separador GEOMETRY, selecionar na "janela extensível" COMPOUND OBJECTS, seguido da selecção da opção LOFT, e no sector GET SHAPE faz-se a selecção da circunferência em perfil;
_mudança do nome da layer do objecto para peão;
_no menu MODIFY, seleccionar DEFORMATIONS, seguido de SCALE, que abre uma janela, que contem uma linha de pontos, que vai controlar a deformação dada á peça;
_ainda no mesmo menu e selecção DEFORMATIONS, na opção desta última, FIT, seleccionar a opção GET SHAPE, seguido da selecção da forma do peão em perfil.
ANIMAÇÃO
_já com a peça criada anteriormente, procede-se ao exemplo de criação de efeitos de animação, no mesmo programa/ficheiro.
_no menu DISPLAY, no sector HIDE BY CATEGORY, seleccionar a opção, para esconder as entidades 2D;
_na opção MATERIAL EDITOR (na barra de opções acima), seleccionar a opção MODES, seguido da alteração para COMPACT MATERIAL EDITOR que abre uma janela que permite a alteração das representações de godés cheios para vazios; com o botão direito do rato, seleccionar a opção 3x2, seguindo-se da alteração do nome do material, seguindo-se da selecção da opção STANDARD, assim como a cor da opção DIFUSE, para consequente alteração da cor do material.
_na zona superior de opções da janela do programa, seleccionar a opção GRAPH EDITORS, seguido da opção TRACK VIEW; na opção X POSITION, colocar um primeiro ponto em 0 e o segundo em 100, e faz-se a alteração da curva de movimento.
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