terça-feira, 25 de outubro de 2016

25 OUT // aula 6

CONSTRUÇÃO DE UM DODECAEDRO ; ICOSAEDRO ; PEÃO


No início da aula de hoje, foram referidos pelo professor erros de construção e de escala do exercício entregue na aula passada (dia 18 Outubro); no caso particular do grupo a que pertenço, esses erros foram mais notórios na escala de desenho do pormenor (A _ no desenho original) e da secção (BB _ no desenho original) o desenho do pormenor que pertence ao grupo é referido na publicação do dia anterior ao da entrega _ 17 Outubro);

Foi ainda anunciado em aula a temática do próximo exercício de trabalho - construção de peças de xadrez  e respectivo tabuleiro_em AutoCAD_ e a animação de uma jogada_em 3D StudioMax.


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_Nesta aula foi utilizado o programa AutoCAD e Sublime Text;


_DODECAEDRO

Ao iniciar o novo exercício, cria-se um novo ficheiro , com o template acadiso;

_Neste exercício, ao invés de começarmos directamente a construção da figura base a partir do command 3DFACE, optou-se pela construção de uma forma base, que seguidamente se converte em "região", sendo esta uma alternativa á primeira forma aprendida.


_command: POLYGON (enter) 5, sendo este o nº de faces que se quer que a figura tenha (enter) E(DGE) (enter) 0,0 (enter) 1,0 (enter);

_command: ZOOM (enter) EXTEND (enter), e assim ficamos com uma imagem ampla da figura construída;

_command: -VPOINT (enter) 1,-1,1 (enter), que resulta na alteração da perspectiva do utilizador em relação ao objecto, anteriormente em planta;

_command: SHADE (enter) X-RAY (enter), comando que não resulta, visto que ainda não temos definida uma face propriamente dita; o comando é repetido mais tarde, durante o exercício;

_command: REGION (enter) selecção da figura (enter), comando que vai permitir alterar esta figura para uma "região", e logo assim, uma face;

_command: MIRROR (enter) selecção da figura (enter) selecção de 2 pontos, neste caso os mais á direita (enter), resultando o espelho da figura;

_command: COPY (enter) selecção da figura (enter) selecção do ponto mais á direita e colocar no ponto de inserção das duas figuras existentes, do lado esquerdo;


depois de obtidas as três figuras - pentágonos -, começa-se então a procura do ponto para a inclinação do eixo para a rotação de uma delas, que será a face que servirá de base para a rotação das seguintes; para o pentágono situado mais á direita, seguem-se os seguintes passos:

_command: LINE (enter) PERPENDICULAR (enter) selecção da linha á qual queremos esta perpendicular, seguido do ponto de onde se quer que parta a nova linha (enter), de modo a iniciar o processo de rotação da face mais á direita - realiza-se este comando na figura mais á direta;

_command: UCS (enter) 3 pontos (enter) extremo esquerdo da recta criada no passo anterior, seguido do ponto dessa mesma recta, coincidente com a figura mais á direita, e, por fim, insere-se o último como referência do ponto na vertical, @0,0,100 (enter);

_command: CIRCLE (enter) centro e distância do raio nos pontos mencionados no comando anterior, respectivamente (enter);

_command: 3DORBIT (enter), para a observação tridimensional das figuras no espaço do modelo - comando opcional;

_command: UCS (2x enter);

para o pentágono situado mais á esquerda, seguem-se os seguintes passos:

_command: LINE (enter) PERPENDICULAR (enter) selecção da linha á qual queremos esta perpendicular, seguido do ponto de onde se quer que parta a nova linha (enter);

_command: UCS (enter) 3 pontos (enter) extremo direito da recta criada no passo anterior, seguido do ponto dessa mesma recta, coincidente com a figura mais á esquerda, e, por fim, insere-se o último como referência do ponto na vertical, @0,0,100 (enter);

_command: CIRCLE (enter) centro e distância do raio nos pontos mencionados no comando anterior, respectivamente (enter);

_command: 3DORBIT (enter), para a observação tridimensional das figuras no espaço do modelo - comando opcional;

_command: UCS (2x enter);


tenta-se experimentar, de novo, o comando shademode, de modo a perceber se o comando anterior teve efeito.

_command: SHADEMODE (enter) X-RAY (enter), após o qual se verifica que a figura é já considerada uma face;

_command: UCS (2x enter);

_command: ALIGN (enter) seleção da face pretendida, neste caso a mais á direita (enter) seleccionar o primeiro ponto (2x -ponto de origem e destino), o segundo ponto (2x -ponto de origem e destino) e, por fim, o terceiro ponto, uma vez no de origem (no pentágono mais á direita - ponto coincidente com a linha perpendicular) e uma vez no ponto de destino, na intersecção dos dois círculos; assim, a face é rebatida e fica na posição pretendida;

_command: ERASE (enter) ALL (enter) R(EFERENCE) , seleção da face rebatida anteriormente, e a base, que lhe segue (enter), ficando apenas as duas seleccionadas;

_command: CIRCLE (enter) 3 POINTS (enter) seleccionar 3 pontos da forma de base, á escolha;

_command: ARRAYCLASSIC (enter), que resulta no aparecimento de uma janela, na qual se devem aplicar as seguintes modificações:

_selecção do POLAR ARRAY;
_clicar no botão relativo á selecção "Select Objects", que abre de novo o model space, de forma a que se seleccione a face pretendida, a rebatida;
_clicar no botão relativo á selecção "Center Point", que abre também o model space, e onde se selecciona o ponto mais alto da face rebatida;
_na secção "Spacing Method", no espaço que se segue a "Total number of items", colocar 5, relativo ao número de faces laterais;
_as restantes opções mantêm-se, portanto, selecciona-se OK.

_command: ERASE (enter) seleccionar o circulo, desenhado anteriormente na figura base (enter);

_command: COPY (enter) ALL (enter) seleccionar um ponto de referência, e deslocar, para recolocar a cópia criada;

_command: ALIGN (enter) seleccionar a composição copiada anteriormente (enter) marcar pontos de referência, de origem e destino, com atenção em "conjugar" os pontos altos e baixos de cada uma das composições, para que possam coincidir (enter);

Deste comando resulta a figura final pretendida, o dodecaedro.







. sequência de construção do objecto _ DODECAEDRO






_ICOSAEDRO

Ao iniciar o novo exercício, cria-se um novo ficheiro , com o template acadiso;

_Neste exercício, como no anterior, optou-se pela construção de uma forma base, que seguidamente se converte em "região", sendo esta uma alternativa á primeira forma aprendida.


_command: POLYGON (enter) 5, sendo este o nº de faces que se quer que a figura tenha (enter) E(DGE) (enter) 0,0 (enter) 1,0 (enter);

_command: ZOOM (enter) EXTEND (enter), e assim ficamos com uma imagem ampla da figura construída;

_command: -VPOINT (enter) 1,-1,1 (enter), que resulta na alteração da perspectiva do utilizador em relação ao objecto, anteriormente em planta;

_command: POLYGON (enter) 3 (lados) (enter) E(DGE) (enter) selecção de dois pontos no contorno do polígono inicial; repetir este passo uma segunda vez, com um dos pontos seleccionados para este triângulo a coincidir com o ponto á esquerda do último;

_command: UCS (enter) 3 POINTS (enter) seleccionar ponto central da aresta coincidente com o pentágono (inicial), seleccionar o vértice que lhe é perpendicular, e escrever, para o terceiro ponto@0,0,100;

_command: CIRCLE (enter) seleccionar o dois primeiros pontos, seleccionados no comando anterior, pela mesma ordem - o primeiro como sendo o centro, o segundo, o ponto de raio (enter);

_command: UCS (2x enter);

_command: UCS (enter) seleccionar os pontos do commando anterior (CIRCLE), incluido o terceiro (enter);

_command: CIRCLE ( enter) seleccionar o ponto de centro (ponto inicial no comando anterior) e o ponto de raio (segundo ponto do comando anterior) (enter);

_command: UCS (2x enter);

_command: REGION (enter) selecção da figura (enter), comando que vai permitir alterar esta figura para uma "região", e logo assim, uma face;

_command: SHADEMODE (enter) X-RAY (enter);

_command: ALIGN (enter) selecção, no triângulo mais á direita, do primeiro ponto (2x - ponto de origem e referência- coincide com a aresta do pentágono), seguido do segundo ponto (2x - ponto de origem e referência- coincide com a aresta do pentágono), e por fim, o terceiro ponto, o de origem no vértice mais á direita do triângulo, seguido do ponto de destino na intersecção dos dois círculos (enter);

_command: ERASE (enter) ALL (enter) L(AST), relativo ao último elemento em que se interveio no model space, e que neste exercício em concreto, apenas uma das faces não é apagada (enter);

_command: ARRAYCLASSIC (enter), que resulta no aparecimento de uma janela, na qual se devem aplicar as seguintes modificações:

_selecção do POLAR ARRAY;
_clicar no botão relativo á selecção "Select Objects", que abre de novo o model space, de forma a que se seleccione a face pretendida;
_clicar no botão relativo á selecção "Center Point", que abre também o model space, e onde se selecciona o ponto mais alto da face rebatida;
_na secção "Spacing Method", no espaço que se segue a "Total number of items", colocar 5, relativo ao número de faces laterais;
_as restantes opções mantêm-se, portanto, selecciona-se OK.

_command: ERASE (enter) selecção de uma das faces criadas (enter), ficando a figura com uma falha, devido á face removida;

_command: UCS (enter) 3 POINTS (enter) seleccionar o primeiro ponto, dos vértices da base, um dos que ficou sem a face ao lado, o segundo, o vértice superior, e o terceiro, que é o vértice que se opõe ao primeiro seleccionado (enter);

_command: ARRAYCLASSIC (enter), que abre uma janela, na qual se mantém as características, apenas seleccionado duas das opções, as seguintes:

_clicar no botão relativo á selecção "Select Objects", que abre de novo o model space, de forma a que se seleccione a face pretendida;
_clicar no botão relativo á selecção "Center Point", que abre também o model space, e onde se selecciona o ponto dessa face, onde se pretende colocar a sequência criada;

Neste ponto, , devemos continuar os passos mencionados anteriormente (a partir do último comando UCS), de modo a completar a forma do icosaedro.






. sequência de construção do objecto _ ICOSAEDRO








_PEÃO

Ao iniciar o novo exercício, cria-se um novo ficheiro , com o template acadiso, em AutoCAD, e um novo ficheiro no programa Sublime Text;


_no programa, foram-se inserindo valores, que foram alterados durante o exercício; a imagem abaixo mostra os primeiros valores que foram inseridos, e que foram sofrendo alterações.


No ficheiro de Sublime Text:



. código inicial no programa Sublime Text


_copiar para o ficheiro aberto, em AutoCAD, directamente na barra de comandos;

_command: ZOOM (enter) EXTEND  (enter), para aproximar ao objecto que se inseriu em Sublime Text;

_command: -VPOINT (enter) 1,-1,1 (enter);

_command: LOFT (enter), seguido da selecção ascendente de cada circulo, de forma a criar uma figura tridimensional, neste caso, com formas curvas.


_nesta parte final da aula, foram realizadas algumas variações de códigos, de forma a obter diferentes formas também no ficheiro AutoCAD.





. sequência de construção de experiências de formas _ PEÃO

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