terça-feira, 18 de outubro de 2016

18 OUT // aula 5

CONTINUAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CUBO REBATIDO ; TETRAEDRO ; OCTAEDRO


_Nesta aula foi acabado o exercício iniciado na aula anterior, a construção de um cubo rebatido; na mesma aula, foi também entregue o trabalho de grupo (publicação anterior, "TRABALHO DE GRUPO_1"), em folha de papel A4 e em formato digital (.pdf e .dwg) na publicação anterior - final da publicação.

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Nesta aula foi usado o programa AutoCAD


_CUBO REBATIDO (continuação)

Na aula foi dada a continuação do exercício anterior, o cubo rebatido; 

_no final da aula anterior, o cubo tinha sofrido uma alteração da sua posição em relação ao observador, tendo sido este o último passo:

"command VPOINT (enter), seguido de "-1.5,-1,1" (enter)"

_partindo do ponto onde foi deixado o último exercício, foram feitos os seguintes passos:

_command SHADEMODE, para a alteração do modo de visualização no espaço de trabalho (MODEL), (enter), seguido de X-RAY, permitindo ver as faces do objecto em transparência.

_command: UCS (enter) X (enter) 90 (enter), para mudança do eixo de rebatimento das faces em falta para rebater.

_command: ROTATE (enter) select object -face mais acima, na vertical- (enter) select base point -ponto em contacto com a face abaixo- (enter) -90 (enter), para assim a face "fechar para cima" das faces já rebatidas na aula anterior.

_command: UCS (enter) Y (enter) 90 (enter), para mudança do eixo de rebatimento das faces em falta para rebater.
_command: ROTATE (enter) select object -face mais à esquerda, na horizontal- (enter) select base point -ponto em contacto com a face ao lado- (enter) 90 (enter) e o mesmo procedimento para a face mais à direita, igualmente na horizontal, com excepção ao último dado, o ângulo de rotação, diferente nesta face, que passa a ser -90, seguido de "enter".



_Após estes procedimentos, tem-se a representação de um cubo tridimensional no programa.

*no 3DORBIT, no meu caso, em MacBook, não consegui fazer o comando ensinado pelo docente; no entanto, o comando é o seguinte:

_command: 3DORBIT (enter) botão direito do rato, selecionar OTHER NAVIGATION MODES, seguido da opção 3, CONTINUOUS ORBIT.




. sequência da construção do cubo no ficheiro AutoCAD (forma 3D construída em 2 aulas)



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_TETRAEDRO


Ao iniciar o novo exercício, cria-se um novo ficheiro, com o template acadiso;

_Para a construção do tetraedro, são necessários os seguintes passos:

_command: 3DFACE (enter) 0,0 (enter) 1,0 (enter) @1<120 (2x enter), sendo este último ponto marcado de forma a obter-se o ponto médio de um triângulo, não se sabendo o valor da coordenada onde esse ponto iria ficar.

_command: ZOOM (enter) EXTEND (enter)

Obtemos assim a forma de um triângulo, inicio da construção da forma final, o tetraedro.

_command: VPOINT (enter) 1,-1,1 (enter), para a alteração da vista do triângulo construído, ficando em perspectiva para construção do objecto 3D.

_command: VPOINT (2x enter), que resulta do aparecimento no model space de um conjunto dos três eixos (x,y,z) e de um circulo, e um outro no seu interior, com 2 linhas (1 vertical e 1 horizontal), onde aí se selecciona um ponto no centro do quarto de circulo interno, resultando numa nova perspectiva do desenho em relação ao observador.

_command: VPORTS (enter), comando que abre uma janela, e no separador NEW VIEWPORTS, onde se deve selecionar os seguintes elementos:

SETUP: 3D

STANDARD VIEWPOINTS: FOUR:LEFT

seguido de confirmação da página em OK.


_command: MIRROR (enter) seleção do triângulo (enter) seleção dos dois pontos mais a direito da figura (enter)

_command: COPY (enter) selecionar o triângulo (enter) selecção do ponto mais à direita da figura (enter) fazer coincidir o ponto com os restantes dois pontos do triângulo (enter)


Nesta fase do exercício, a figura que está apresentada no programa é o conjunto de 4 triângulos. Assim, procede-se a seguir á descoberta do ponto comum mais alto da figura, para o qual é necessário se rebater pelo menos uma face das 4 apresentadas. Para que isto seja possível, procederam-se aos seguintes passos:

_command: UCS (enter) 3P (enter) seguido da seleção de 3 pontos, sendo eles:

 selecionar o midpoint de um dos triângulos (p.e. do triângulo mais à direita);
 selecionar o vértice perpendicular ao selecionado anteriormente;
 indicar uma direção positiva Y (eixo)
(enter)

_command: CIRCLE (enter) selecionar o midpoint do triângulo anterior -1ºponto (enter) selecionar ponto perpendicular do mesmo triângulo - 2ºponto (enter)


_command: UCS (2x enter), para voltar ao ponto de eixo inicial.

_Repetição do mesmo processo para mais um dos triângulos exteriores da figura, para resultar um ponto de interseção entre os dois círculos criados.

_command: UCS (2x enter), de volta ao ponto do eixo inicial.

_command: SHADEMODE (enter) X-RAY (enter), opção que permite uma visão das faces do objecto no espaço.

_command: ALIGN (enter) selecionar o triângulo situado mais á frente (enter) selecionar o ponto mais á esquerda da figura (2x -ponto de origem e ponto de destino) selecionar o ponto mais á direita da figura (2x -ponto de origem e ponto de destino) selecionar o ponto mais á frente da figura (1x -ponto de origem) selecionar o ponto de interseção superior dos círculos (1x -ponto de destino), para fazer com que uma das faces da planificação (a face situada mais á frente) se mova de forma a face ascendentemente, até ao ponto de interseção dos círculos.

_command: ERASE (enter) ALL (enter) REMOVE (enter) 2 faces- face rebatida e central da planificação (enter)

Com o comando realizado, apenas ficam as duas faces que foram selecionadas, de forma a não serem removidas do model space.
Para então completar o exercício faz-se:

_command: ARRAYCLASSIC, que resulta no aparecimento de uma janela, na qual se devem aplicar as seguintes modificações:

_seleção do POLAR ARRAY;
_clicar no botão relativo á selecção "Select Objects", que abre de novo o model space, de forma a que se selecionem as duas faces;
_clicar no botão relativo á seleção "Center Point", que abre também o model space, e onde se seleciona o ponto mais acima do desenho;
_na secção "Spacing Method",no espaço que sucede a "Total number of items", colocar 3, relativo á existência de 3 faces laterais;
_as restantes opções mantêm-se, portanto, seleciona-se OK.

Deste comando, resulta a figura final pretendida, o tetraedro.

_de novo, faz-se a simulação 3DORBIT, que saliento, mais uma vez, não tenho conhecimento de como se realiza no meu sistema operativo (OSX_MacBook) _ procedimento descrito no exercício acima (CUBO REBATIDO).








. sequência da construção do tetraedro no ficheiro AutoCAD




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_OCTAEDRO


De forma semelhante ao exercício anterior (TETRAEDRO), cria-se um novo ficheiro AutoCAD, no template acadiso;

_para a construção do octaedro, são necessários os seguintes passos:

_command: RECTANGLE (enter) 0,0 (enter) 1,1 (enter)

_command: ZOOM (enter) EXTEND (enter), para uma aproximação ao desenho no model space;

_command: -VPOINT (enter) 1,1,1 (enter), para a alteração da posição do quadrado relativamente ao observador;

_command: UCS (enter) 3P (enter) seleção do ponto mais á esquerda, seleção do ponto mais á direita (enter) @0,0,100 (enter), com este último ponto de referência ao eixo Y, ponto que não se conhece a distância do plano;

_command: 3DORBIT (enter) para a alteração do ângulo de observação do quadrado;

_command: CIRCLE (enter) seleção de um ponto -aplica-se em cada um dos pontos extremos laterais (esquerdo e direito) do quadrado- (enter)  1 -valor relativo ao raio da circunferência-(enter);

_command: UCS (2x enter)

_command: 3DFACE (enter) seleção de 3 pontos na parte superior (2 vértices do quadrado e o ponto superior de intersecção dos 2 círculos) e seleção do ponto inferior de interseção dos dois círculos;


Nesta fase do exercício, o procedimento é semelhante ao anterior, no entanto tem algumas excepções.

_command: SHADEMODE (enter) X-RAY (enter), para a definição/localização das faces criadas com o comando anterior;

_command: ERASE (enter) ALL (enter) REMOVE (enter) seleção das duas faces criadas (enter);

_command: UCS (2x enter)

_command: ARRAYCLASSIC (enter), que resulta, á semelhança do exercício anterior, no aparecimento de uma janela, na qual devemos fazer as seguintes modificações:

_seleção do POLAR ARRAY;
_clicar no botão relativo á selecção "Select Objects", que abre de novo o model space, de forma a que se selecionem as duas faces;
_clicar no botão relativo á seleção "Center Point", que abre também o model space, e onde se seleciona o ponto mais acima do desenho;
_na secção "Spacing Method",no espaço que sucede a "Total number of items", colocar 4, relativo á existência de 4 faces laterais;
_as restantes opções mantêm-se, portanto, seleciona-se OK.


Deste último comando, resulta o resultado pretendido, o octaedro.

De novo, como nos exercícios anteriores, realizar-e-ia a simulação 3DORBIT, mas como já foi referido, não tenho conhecimento de como se realiza no meu sistema operativo (OSX_MacBook) _ procedimento descrito no exercício acima (CUBO REBATIDO).





. sequência da construção do octaedro no ficheiro AutoCAD



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